Blog

Welcome to my blog

Marketing

Clubhouse: A nova rede social que todos falam…

Afinal o que é o Clubhouse e como receber um convite?

É das redes sociais mais populares neste momento e funciona exclusivamente com áudio e apenas para algumas pessoas. Mas afinal o que é o Clubhouse e porque é que está a dar tanto que falar?

Esta semana enviei 5 convites a amigos que achei que deviam estar na aplicação, todos eles de áreas de Marketing ou Comunicação e… fui surpreendida com “Kell o teu telemóvel está a mandar vírus, recebi uma SMS estranha tua!” e “Não sei do que se trata!”. Amigos… a Kell ajuda-vos, eu não vos deixo cair… dêem-me a mão e acompanhem-me, eu conto-vos tudo!

Clubhouse… a app onde a voz é que manda!

Primeiro de tudo, só se entra no Clubhouse por convite e apenas quem tem Iphone! Nesta rede social não há partilha de textos, fotos, vídeos ou memes, não há likes, nem shares… nesta app apenas se fala… e pode-se falar de tudo. Já estive em salas estranhas… muito estranhas, já estive em salas de puro entretenimento e já estive em salas com conversas e temáticas muito interessantes. És tu que escolhes o que queres ouvir e tranquiliza-te, porque ninguém te ouve do outro lado, a não ser que queiras.

Para participar ativamente numa das talks é necessário que um dos moderadores te dê autorização a intervir ou então entras apenas para ouvires. Podes ainda ser proprietário de uma sala e criares a tua conversa, que pode ser pública para todos, apenas para pessoas que segues ou privada para pessoas que convidas.

Esta é a voz…

Estranho não é? Num mundo onde estamos cada vez mais escondidos atrás de mensagens de texto ou emails, o voice message vem mostrar que veio ao mundo para ficar. Agora não, que estamos todos fechados em casa, mas faz um rewind para quando tínhamos uma vida normal e recorda-te da quantidade de pessoas que ia na rua a enviar mensagens de voz… pois! E atenção voice message é muito distinto de chamadas diretas… mas isso é outro tema.

Voltando ao Clubhouse, “a nova rede” já não é assim tão nova. Foi criada em 2020 durante a primeira pandemia, nos Estados Unidos pela empresa Alpha Exploration Co., de Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e de Paul Davidson, empresário de Silicon Valley.

A app chamou a atenção de nomes como Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, que conseguiu juntar milhares de utilizadores numa sala a ouvir uma conversa com Marc Andreessen, um dos investidores que apostaram nesta nova plataforma. Mark Zuckerberg também já passou pelas salas da Clubhouse, o que faz com que se pense que mais cedo ou mais tarde teremos um produto semelhante a surgir no Facebook ou no Instragam. Nos últimos anos, o Facebook já se inspirou em funcionalidades da concorrência, como aconteceu com as stories e, mais recentemente, pelos reels no Instagram, uma opção semelhante aos vídeos curtos que marcam a identidade do TikTok. Em Portugal, Bruno Nogueira, Nuno Markl e Salvador Martinha conseguiram juntar mais de 900 pessoas em simultâneo numa sala de nome “Cona”, onde os três se juntaram em conversas divertidas, enquanto o Bruno percebia como a aplicação funcionava.

De acordo com o Financial Times, a Clubhouse é a rede social atualmente com o crescimento mais rápido, algo que poderá ganhar números ainda mais surpreendentes a partir do momento em que seja alargada aos utilizadores Android. Como não era de estranhar os portugueses aderiram em massa à nova rede e milhares não resistiram à curiosidade, na loja portuguesa da App Store, a aplicação desenvolvida pela Alpha Exploration ocupa o primeiro lugar entre as apps de rede sociais.

 

E tu… já tens o teu convite?

You Might Also Like


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *