Blog

Welcome to my blog

Marketing

A importância da criação de conteúdo em tempos de crise

Crise… a palavra que ecoa em todas as nossas cabeças graças a este bichinho que assombrou as nossas vidas. Todos nós nos tivemos de reinventar. Todos os negócios, grandes e pequenos se viram a braços com o maior dos desafios… alterar tudo de um dia para o outro. Tudo estava alinhado, ideias, planos, estratégias, orçamento, visão, missão e agora…?

E agora… O mote passa a ser… “precisamos continuar a ver lucro, mas também precisamos cortar custos.” E é nessa discussão que normalmente o Marketing sofre… corta-se no departamento que mais pode ajudar nesta fase das vidas das empresas.

 

Antes de mais … Metam uma coisa nas vossas cabeças, de uma vez por todas…

O Marketing não é custo… é investimento! Envolvam o Marketing e tornem-no parte integrante do Business e vejam os proveitos dessa ligação.
Em primeiro lugar, é necessário ter em conta que para ter resultados com o Marketing de conteúdo é preciso ter um bom planeamento e definição de estratégia, é necessário uma boa produção e gestão do conteúdo, acompanhamento dos resultados e redefinição ou manutenção da estratégia. É um ciclo … que não pode ter fim à vista.

O Marketing é uma ferramenta de relacionamento com o cliente e, pasme-se… também vende! :O

Durante uma crise, como as que estamos a passar neste momento, os consumidores pensam sempre muito bem antes de qualquer compra. Seja um negócio local, seja um e-commerce, seja a maior e mais conhecida marca do mundo, no final do dia o que conta, é o relacionamento entre cliente e a marca.

Pensa… preferes comprar a quem conheces e em quem confias ou ir na conversa de uma promoção estranha que te apareceu em forma de publicidade no feed das tuas redes?Os diferentes canais de Marketing conseguem fornecer ao cliente conteúdo, informações e oportunidades para conhecer uma marca. As marcas hoje em dia vendem emoções, sensações, estilos de vida, sonhos e é isso que faz com que os clientes se identifiquem com elas. Agora é só aplicar essas emoções na criação de conteúdo relevante para geração de leads, no posicionamento das marcas e no uso das redes para criar e nutrir esses relacionamentos.

É como nas relações 😉 – Para conquistares um novo cliente, é preciso que ele goste de ti

O conteúdo que a marca cria é uma das principais ferramentas para criar relacionamento através das ferramentas digitais. Claro que a promoção do mesmo não pode ser deixada de lado, não podemos esperar que ele faça tudo sozinho. Tens de mostrar que és especialista naquilo que fazes ou vendes. E não, as pessoas não vão deixar de te comprar porque estás a revelar os “segredos do negócio”, muito pelo contrário estão a criar relação contigo e com o teu conteúdo.

Conteúdo de qualidade gera autoridade

Nesta fase de crise, temos estado a ver a transformação de muitas marcas e negócios. É urgente que haja dinamização de negócio e é importante pensar rápido para não se perder o timing e o negócio fuja entre as mãos.

Os Personal Trainers reinventaram-se

O caso dos PT’s é uma realidade que ficou à vista de todos nós. Todos eles tiveram de se transformar. E o que começaram a fazer? Pasmem-se novamente… Conteúdo…!! Vídeos de aulas, vídeos de receitas fits, vídeos de “o que utilizar em casa como acessório para as aulas”, lives de aulas online, planos de treinos, tudo o que fazer em casa com o objetivo de manter os seguidores e clientes ativos.

Ninguém pensa em abandonar o ginásio e o PT e passar a fazer exercício eternamente em casa. Não é por disponibilizarem conteúdos que vão perder clientes, muito pelo contrário, estão a continuar a relação com eles, a criar relação com novos e a estimular a lembrança e a sua necessidade.

Pequenos negócios… não baixam braços

Outro negócio que me chamou a atenção, nesta fase, em termos de criação de conteúdos, foi a Miss Pavlova. A Miss Pavlova é uma marca que conheço bem. Sempre que vou ao Porto é uma paragem obrigatória e chego a trazer os bolos deles para baixo. A marca começou no Facebook a vender sobremesas e rapidamente saltou das redes para os mercados e dos mercados para um espaço físico no centro da Invicta.

Numa altura que era de grande mudança e expectativas para a marca, pois tinham acabado de mudar para um espaço exclusivo deles, instalou-se a pandemia e pasmem-se novamente… a marca não teve mede de partilhar uma das receita dos famosos bolos de merengue e recheio cremoso.  A criadora do projeto faz lives com o seu público das redes para que juntos façam pavlovas e podem ter a certeza que ninguém vai deixar de ir ao espaço porque ela está a partilhar um dos segredos da marca. Pelo contrário, está a criar notoriedade e envolvimento com a sua comunidade.

Já percebeste que tens de investir no marketing de conteúdo para não parares de vender em tempos de crise?! Três pontos fundamentais, não ser intrusivo, não deve interromper o leitor e, principalmente, deve ser interessante para se tornar relevante.

Produz conteúdo de qualidade, investe nas ferramentas certas e profissionais qualificados e vence a crise com o marketing de conteúdo. Ah e importante… aquela parte da estratégia que diz… calendarizar!! 😉

Começa agora… não esperes mais… o Conteúdo é Rei!

You Might Also Like


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *